Como aqui em casa não gostamos de bacalhau, resolvi fazer um "quase à Gomes de Sá". A porção é para duas pessoas, mais tudo é mais ou menos "o quanto baste".
600g de filé de peixe branco de carne mais firme
2 limões
1/2 xícara de pimentão vermelho picado em tirinhas
1/2 xícara de pimentão amarelo picado em tirinhas
1 cebola média cortada em rodelas não tão finas e desfolhadas
1/2 molho de coentro
azeitonas pretas sem caroço picadas ao meio (a gosto)
3 batatas médias a grande cortadas em rodelas com +- 0,5cm de espessura
azeite extra virgem
tempero verde picadinho
1 saquinho de tempero de legumes
sal q/b
1 colher de chá de emulsificante
3 biscoitos cream cracker
pimenta-do-reino q/b
1/2 xícara de queijo minas meia cura ralado grosso
passas são opcionais
Deixar o filé de peixe de molho em água com o caldo de 1 1/2 limões e o bagaço por 30 minutos ou até descongelar (se for o caso). Colocar numa panela água suficiente para cobrir o filé de peixe, temperar com o tempero em pó, o caldo de 1/2 limão, pimenta-do-reino e o coentro. Deixar ferver, corrigir o sal. Colocar o peixe e deixar cozinhar de 5 a 8 minutos (vai depender do peixe). Tirar da água, reservar. Nessa mesma água cozinhar as batatas que devem ficar al dente. Escorrer e reservar. Preaqueçer o forno a 230°C enquanto monta o prato.
Num refratário, jogar um fio de azeite no fundo. colocar em camadas nessa ordem: cebola, batata, peixe, pimentão vermelho, pimentão amarelo, azeitona, tempero verde, passas (opccional), peixe desfolhado ou picado em peddaços do tamanho de uma colher de sopa, pimentão vermelho, pimentão amarelo, azeitona, tempero verde, finalizar com batata. Regar com azeite e finalizar com o queijo. Levar a assar até dourar por cima; aproximadamente 30 minutos. Servir acompanhado com arroz branco e a maionese de coentro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário