Pavlova de chocolate

Para a Pavlova tradicional, basta que se tirem os chocolates, o processo é o mesmo.

Foto: reprodução internet
Ingredientes
300ml de claras de ovo
440g de açúcar refinado (como é o recomendado para os doces que não sejam compotas ou de corte)
4 colheres de chá de amido de milho
4 colheres de chá de vinagre de vinho branco
3 colheres de sopa chocolate em pó (não pode ser achocolatado)
50g de chocolate em barra amargo

Modo de fazer
Ligue o forno a 180ºC. Bata as claras em neve, mas não as deixe ficar duras demais. Acrescente depois o açúcar aos poucos e poucos, batendo muito bem com a batedeira . As claras devem ficar completamente duras e muito brilhantes, misture o vinagre. Se não atingiu este ponto, nem vale a pena continuar, comece novamente.
Desligue a batedeira e delicadamente (sempre de baixo para cima) misture o amido de milho e o chocolate em pó. Depois de bem homogeneizado, acrescente o chocolate bem partido e misture delicadamente.
Forre um tabuleiro com papel manteiga . Coloque o merengue formando um circulo e com a ajuda de uma espátula vá moldando no formato de um bolo..
Coloque a pavlova no forno e reduza-o para 150ºC imediatamente. Deixe cozinhar a pavlova durante 1h a 1:15h e evite abrir a porta do forno. Ao fim desse tempo desligue o forno, abra a porta do forno um pouco e deixe o doce esfriar completamente lá dentro antes de retirá-lo.

Cobertura
É livre, sendo a mais tradicional a que se segue.
Bata um chantily com açúcar e coloque no centro da pavlova fria. Decore com frutas vermelhas escolhidas a seu critério, como essa é de  chocolate, o usual são morangos. Jogue por cima uma nuvem de açúcar de confeiteiro ou um pouco de chocolate amargo ralado.
Pronto, deliciosa para ser servida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário