Empadão de banana

Rende uma forma com aproximadamente 20 cm de diâmetro

250g gramas de farinha 
de trigo peneirada
180g de manteiga em temperatura ambiente
1 c café de sal
1 c café de açúcar
1 gema
50ml de leite em temperatura ambiente
cerca de 1 dúzia de banana prata madura

Coloque 180 gramas de manteiga em temperatura ambiente numa tigela e mexa com uma colher de pau ou espátula até que ela amoleça e torne-se um creme. Ainda mexendo, junte 1 colher de café de sal, 1 colher de café de açúcar, 1 gema e 50 ml de leite em temperatura ambiente. Se preferir, utilize uma batedeira. Quando estiver homogêneo, adicione aos poucos 250 gramas de farinha de trigo peneirada, mexendo sem parar. Quando a massa formar uma bola, pare de mexer, aperte-a entre as mãos e embale em filme de PVC. Deixe descansar na geladeira por pelo menos duas horas antes de usá-la. Isso facilitará o manuseio na hora de abri-la e evitará que ela encolha durante o cozimento.

Caso queira preparar com antecedência, a massa pode ser congelada. Para usá-la bastará descongelá-la na geladeira e em seguida abri-la, porém, sem amassá-la novamente.

Abra 2/3 da massa sobre uma superfície lisa e esfarinhada e, com o auxílio do rolo, transfira-a para o refratário onde montará o empadão.

Descasque e corte cerca de 1 dúzia de bananas prata em rodelas diagonais ou pedacinhos. Recheie o empadão apertando delicadamente com um garfo (isso aumentará a aderência entre as bananas e a quantidade de recheio). Abra o restante da massa e cubra o empadão. Una e acerte as bordas e, para um acabamento dourado, pincele gema de ovo. Leve ao forno médio para assar.

Depois de pronto e frio, o empadão de banana poderá ser congelado.

Dica: para quem acha que lugar de ingrediente doce é na sobremesa, coloque um pouco menos de banana, distribua doce de leite por cima e salpique com nozes ou castanhas trituradas. Cubra com tiras de massa, pincele com gema e asse em forno médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário